segunda-feira, 21 de junho de 2010

Caconde: história e memória

 
No dia 29/05/2010 visitamos a Biblioteca Municipal “Joãozinho Gomes” e Centro da Memória. Com a visita obtemos mais conhecimentos sobre a história e memória de Caconde, nossa cidade. Conhecemos o acervo de livros de diversos tipos, como: literatura infantil, juvenil e adulto, científicos, modernos e antigos, como um de 1702. Conhecemos outra sala na qual contém alguns objetos artesanais, em exposição, recolhidos na comunidade, assim como, registros orais da história da cidade , contadas por moradores antigos. Esta sala está sendo montada para abrigar um museu que resgate e afirme a identidade cultural dos cacondenses.   

Postado por: Murilo e Isabela.

I Brincando na rua


O FICCultura com  módulo Cultura Local, tinha como objetivo proporcionar uma manhã diferente para as crianças do bairro do Jardim Redentor com muitas brincadeiras e diversão, por isso fizemos várias atividades recreativas como: corrida do saco, dominó, brincadeira de argolas, taco, peteca, pinturas de rostos e cantigas de roda. As crianças trouxeram muito entusiasmo para nós que estávamos realizando as atividades. Com essas atividades elas tiveram um momento de integração e lazer  bairro.






segunda-feira, 14 de junho de 2010

F.I.C.Cultura Jovem


Esse é o blog do F.I.C.C. (Formação Inicial e Continuada em Cultura) do Curso Profissionalizante da Casa de Cultura e Cidadania Unidade Caconde.
Aqui você saberá como é o nosso curso, os temas abordados e as atividades realizadas.



Nosso primeiro encontro. Falamos um pouco de nós, o que esperávamos do curso, e conhecemos um pouco de cada módulo.

Conhecendo melhor... a si mesmo!

Mais difícil que avaliar alguém é avaliar a si próprio. Essa foi a nossa tarefa...

Nada melhor que um auto-retrato, e palavras que nos resumem para nos conhecermos melhor
 
Avaliando a aula
Ao fim de cada aula, escrevemos como foi o rendimento, o que poderia ter sido melhor, e o que foi bom, de forma oculta, para que todos tenham liberdade de expressão.



Com o primeiro salário faria...
O mercado de trabalho foi o nosso tema nas últimas aulas. E trabalho que se preze, tem salário.

Com R$600,00 imaginamos o que compraríamos ou faríamos no primeiro mês de emprego. Depois, com uma avaliação, percebemos que se tivéssemos tais gastos, ficaríamos devendo! Nada melhor que a experiência...
 
 Tribos Urbanas
Conhecer novas culturas é sempre bom, ainda mais quando se trata de cultura jovem. Conhecemos e interpretamos os góticos, emos, hippies e os torcedores organizados.

E você, participa de alguma tribo urbana?
Fomos até a E.E. Prof. Fernando Magalhães pesquisar se os jovens da cidade participam de alguma tribo urbana, qual o seu estilo, e suas preferências.

Iniciando o primeiro módulo

Iniciamos o primeiro módulo das aulas instrumentais do curso. Com a Professora Aline, faremos a profissionalização do curso de Recreação Cultural e Cultura Local.


 



 

 

  


Recreação Cultural-Cultura Local

A palavra recreação provém do verbo latino “recreare”, que significa recrear, reproduzir ou renovar. A recreação tem como objetivo principal criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas , além de promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas; possui ainda o caráter educacional auxiliando na preservação da natureza e na afirmação dos valores imprescindíveis a convivência social e profissional .
Nas aulas de recreação, aprendemos como lidar com as crianças, jovens, adultos e idosos e pessoas com diferentes deficiências. Fizemos brincadeiras, exercícios para todas as faixas etárias. Aplicamos jogos recreação para as crianças e jovens da Casa de Cultura e Cidadania.
Com a recreação, podemos obter um grande conhecimento, de como lidar, com as crianças(como brincar; como chamar a atenção, fazer com que prestem atenção no que lhe é pedido); isso também é claro, serve para os jovens, adultos e os idosos, que são também o nosso publico alvo.

Apresentação Circense do Grupo Namacaka

Apresentou-se em Caconde, no Espaço Cultural Ranieri Mazzilli, no dia 27 de maio (quinta-feira) o grupo “NAMACAKA” uma apresentação circense que trazia o espetáculo “Nois na Xita”. O evento foi realizado pela Casa de Cultura e Cidadania de Caconde, com o apoio da Prefeitura da Estância Climática de Caconde.
O Cine teatro estava lotado com cerca de 400 pessoas, entre participantes da Casa de Cultura e Cidadania, alunos das Escolas Municipais, alunos da APAE, professores, além de moradores de Caconde.
O grupo formado por três artistas, os palhaços Cara de Pau, Montanha e Caffi – Otta, deixou a todos que estavam na platéia encantados com seus talentos e simpatia e a público retribuía, como relata um dos integrantes do grupo, o palhaço “Montanha”: “Achei que foi uma experiência muito boa, e o público me recebeu muito bem, com muito carinho e boas risadas”.
O espetáculo foi muito descontraído, com uma grande interação entre os artistas e o público, com apresentação de malabarismo, monociclos, acrobacias, equilibrismo e palhaçadas, além da parte musical, brincando com os rítmos tipicamente brasileiros.

Após o espetáculo apresentado todos saíram demonstrando muita alegria e satisfação, com um gostinho de “quero mais” :
“Achei Legal, divertido. Poderia ter mais vezes, e achei muito legal o recado que o grupo deu sobre não fazer qualquer tipo de brincadeiras com objetos perigosos em casa” relatou Igor Elias Gustavo, 09 anos, participante da Casa de Cultura e Cidadania.
“Interessante! Acho que Caconde deveria ter mais eventos assim, pois incentiva as crianças a participarem” Maria Fabíola, 31 anos, Funcionária do Departamento de Esportes e Turismo da Prefeitura Municipal.
“Divertido, dinâmico, envolvente, cativante, bis, bis, bis!!!” escreveu a professora Irlei Capalbo Becalete, Professora das Escolas Municipais.

A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto de Responsabilidade Social, patrocinado pela AES Tietê e VALE, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte e Prefeitura da Estância Climática de Caconde, uma realização HMelillo - Grupo
de Articulação Social.
Postado por: Maria Laura, Mariana, Isabela, Andressa e Larissa