segunda-feira, 23 de maio de 2011

Videos Animação





Bruno Henrique
Ismael Pimenta
Murilo Henrique

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Danças Populares Brasileiras

Cultura Popular

Nosso  trabalho  foi pesquisar sobre a cultura popular brasileira  
     Cultura popular é freqüentemente entendida como folclore ou até como cultura de massa, porque os três são expressões de um processo contínuo de mútuas influências e transformações, no qual chegam a se confundir. Folclore é definido, habitualmente, como a cultura popular transformada em norma pela tradição.

     A expressão cultura popular abrange os objetos, conhecimentos, valores e celebrações que fazem parte do modo de vida do povo (categoria social complexa e de definição imprecisa).

     Muitas das manifestações geralmente associadas à cultura popular são comuns a todos os povos: histórias transmitidas de forma oral (contos de fadas, lendas, mitos), danças, bijuterias e enfeites, música de vários tipos, utensílios de cozinha.

     Cultura de massa é a cultura produzida pela chamada indústria cultural - setor da produção especializado na comunicação e no entretenimento veiculados por jornais, revistas, programas de rádio, televisão, discos, filmes, livros.

• Cultura Popular Brasileira

A cultura popular brasileira reflete a própria miscigenação racial do país, incorporando influências de diversos povos, principalmente europeus, africanos e indígenas. Entre as principais formas de expressão artística do cotidiano brasileiro, estão as festas populares, como comto  de fada etc. e o artesanato, que revelam aspectos típicos de cada regiãoque fala de varias cultura do brail    que  aconteçe em  bairos   quando tem alguma  festa   na cidade as brincadeira  ela representa as cultura do brasil como  flocorio;  que tem varios tipo  de personagem com isso  da para forna  as dancas   como  nula sem cabeça .  saci perere .   bumba meu boi  .curupira etc. e outra cultura dança , capoeira quadrilha. carnaval .
FONTE; //   basilio .  fundai. gov.br /       Postado  por  Maicon Vínicius

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Folguedos



O que são:

Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas). Os folguedos fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. Embora ocorram em quase todo território brasileiro, é no Nordeste que se fazem mais presentes.

Os principais folguedos da cultura popular brasileira são:

- Afoxé: dança-cortejo, típica da Bahia, e ligada aos rituais do candomblé.

- Bumba-meu-boi: típico folguedo da região Nordeste do Brasil. Possui uma miscigenação de elementos culturais africanos, portugueses e indígenas. Ocorre entre o mês de novembro até 6 de janeiro. Sua coreografia consiste em danças de rua, onde um homem veste-se de boi e comanda as coreografias.

- Caboclo: danças que representam a cultura indígena. Folguedo muito comum em Pernambuco e Paraíba.

- Cavalhada: típica das regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Os cavaleiros representam, em suas coreografias, as batalhas medievais entre cristãos e muçulmanos.

- Congada: espécie de dança-cortejo, ocorre em diversas regiões do Brasil. Representam a coroação dos antigos reis do Congo (África).

- Folia-de-reis: dramatização de rua em que é representada a viagem bíblica dos três reis magos. Ocorre entre o Natal e o dia 6 de janeiro (Dia de Reis).

- Maracatu: dança-cortejo típica de Pernambuco, ocorre no período do Carnaval. A dança ocorre ao som de zabumbas, conguês e taróis.

- Marujada: encenação nordestina que representa a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na Idade Média e também as conquistas marítimas européias dos séculos XV e XVI. Os personagens vestem-se com trajes de marinheiros, cristãos ou muçulmanos. Pandeiros, violões e outros instrumentos acompanham a encenação.

- Pastoril: encenação cujo tema principal é o aviso que o anjo Gabriel dá sobre o nascimento de Jesus Cristo. Típico da região Nordeste, os participantes dançam e cantam nas ruas. Meninas, enfeitadas com fitas e tocando pandeiro, dividem-se em dois cordões (azul e vermelho) e são acompanhadas por um grupo musical.

- Reisado: comum no Nordeste, este folguedo baseia-se na encenação do Natal. Os participantes, cantando e dançando, desfilam pelas ruas da cidade pedindo donativos. Os participantes usam roupa coloridas, fitas e chapéus. Em algumas regiões, integrantes usam figurinos representando reis, palhaços e estrela.

Postado por : Deivid Henrique Dionisio

Jogos e brincadeiras populares

A nossa pesquisa foi sobre jogos e brincadeiras populares. Para a criança a brincadeira não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com um aprendizado fundamental, ou seja, por meio dos jogos cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida.Os jogos e as brincadeiras infantis populares, além da competição, propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a se adaptar melhor ao mundo.


Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador.

fonte: http://basilio.fundaj.gov.br

Postado por Lucas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Jovens do FIC trabalham no CIT(Centro de Informação Turística).

Dois jovens do FIC (Formação Inicial e Continuada em Cultura) da Casa de Cultura e Cidadania de Caconde foram selecionados para  trabalharem em um stande no feriado de páscoa. Maike e Raquel ficaram com a tarefa de informar aos visitantes os pontos turísticos da cidade, como  por exemplo: mirante, prainha, cachoeiras, pousadas, restaurantes, etc. Eles foram remunerados para desenvolverem tal atividade.

Postado por Maike

Jovens do Fic na produção da Orquestra Lexo Jazz Tatuí

 A Orquestra Lexo Jazz Tatuí foi muito aplaudida pelo público, que admirou os músicos. O público foi muito variado, de crianças até senhores de várias partes da cidade.   O público ficou maravilhado com o repertório da orquestra que tocou entre clássicas como pantera cor de rosa,  ensaios do Frand Fock,  clássicos do rock e música popular brasileira. A interação dos músicos ao final da apresentação chamou a atenção, pois pensamos que o clima da orquestra era sério e eles são super descontraidos com suas brincadeiras animaram o público que ao final da apresentação aplaudiram de pé e elogiaram a orquestra. Jovens do FIC cultura compareceram à apresentação ficando responsáveis pela filmagem, fotografia, camarim e recepção do público. Antes do show, os jovens do Fic acompanharam a passagem de som, luz e conversaram com o produtor do show que descreveu sobre o processo de se fazer um evento.
Camarim


iluminação


Produtor do evento

som
feira de artesanato
Postado por Vitória e Norival

Dança de rua - Hip Hop

As alunas  do Fic Cultura da tarde como parte do Projeto Arte nas Ruas - O Jovem Desenhando seu Futuro pesquisaram  a dança  de rua dentro da cultura do Hip Hop. Os demais participantes ficaram responsáveis por pesquisarem o Graffiti e desenho animado. Além de se apresentarem na Casa de Cultura, as meninas se apresentaram no evento em comemoração ao dia 13 de maio - dia da abolição da escravatura - na Escola Professor Walter Gomes Juste para crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. No mesmo evento crianças da escola se apresentaram contando o fato histórico desta data. Também  houve apresentação de capoeira. As integrantes Caroline, Gabriela, Juliana, Larissa, Lucrécia, Mariana Pocaia e Vitória, fizeram um excelente trabalho e se empenharam com a ajuda da educadora de dança e teatro Silvana. A dedicação foi recompensada com aplausos das crianças e dos professores "uma coreografia não tão fácil, mas que conseguimos deixar muito boa" fala Gabriela.
  
"Foi a dança mais legal que já vi na Casa de Cultura de Caconde e que foi muito gratificante para nós participantes, porque o hip hop faz parte da cultura dos jovens". fala Norival. 


Apresentação na Escola Prof. Walter Gomes

Capoeira
Teatro



Dança na CCC


Postado por Gabriela e Norival

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Arte do Grafite




O trabalho foi elaborado pelos alunos do FIC Cultura:
Johnatan Lopes
Maike Henrique
Norival Galdino.