terça-feira, 11 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

                                                                             Jongo.

Avaliação do Instrumental de Cultura Popular

     O instrumental de Cultura Popular nos ajudou muito,aprendi bastante coisa; A importância do alongamento. Aprendi a me expressar mais, apesar de ter um pouco de dificuldade para dançar, no final gostei muito. A aula de percussão foi muito boa, aprendi a entrar no ritmo e foi uma aula muito boa.
      A apresentação do Samba Lenço foi uma das melhores apresentações,  apesar do friosinho na barriga e o medo de errar; gostei muito de apresentar. Foi uma experiencia muito boa!
      As músicas em si são bem legais,  apesar de ser bem diferente do que eu estou acostumada a ouvir, adorei!!!
                       O instrumental foi de mais!!!!


Angélica Ferreira .

********************************************************************************
        O instrumental de cultura popular foi muito bom e importante para conhecermos as culturas do nosso país. Eu gostei muito das danças, das músicas, apesar das danças serem cansativas, foi muito bom porque quase ninguém conhecia esses tipos de danças como : Samba lenço, Jongo e o Coco. 
  Eu não cheguei a participar de nenhuma apresentação mais os ensaios que foram feitos dentro da sala de aula, foi bom o pouco que eu participei já foi o suficiente para aprender um pouco da nossa cultura.
               
Camila Ramos Saraiva 


**********************************************************************************
      O curso de cultura popular foi muito bom, pois aprendemos sobre diversidade cultural; aprendemos também o Samba Lenço, Coco e Jongo que foi muito bom. Eu não conhecia muito sobre elas, agora já sei um pouco mais!


Bruna de Cássia Rossi.
**********************************************************************************

A dança que mais gostei de aprender foi o  Samba Lenço, mas o Jongo e o Coco também foi muito legal! A percussão onde a turma do período da tarde também participou foi muito bom, enfim, o curso serviu para mostrar o quanto é bom conhecer a cultura de nossa cidade, do nosso pais e como é importante na constituição de uma sociedade.


 Maria Caroline de Assis


**********************************************************************************

O instrumental foi bem legal! Aprendemos sobre o que é  cultura popular, cultura de erudita e de Massa.
As danças foram bem interessantes também, as músicas que as acompanham as letras achei um pouco sem sentido.
Conhecemos a cultura de nosso país, da nossa cidade, do nosso povo.


 Raquel de Souza Ferreira.

**********************************************************************************
O curso de Cultura Popular  foi  um ótimo ensinamento para os alunos. Adquirimos novos conhecimentos,  aprendizagem de como a dança foi surgindo e seus diferentes tipos.  Estudamos também como as pessoas foram descobrindo a dança, o que precisa fazer para que haja uma harmonia e quais instrumentos utilizados. A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da musica. Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de musica e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.  A dança pode existir como manifestação, ou como forma de divertimento ou cerimonia. Eu conheci como a dança foi surgindo, quais foram os passos, o que precisa fazer para que haja um ritmo, quais passos, movimentos utilizados numa dança, a origem disso e outros.  


Eu acho importante porque descobrimos novas coisas dentro da dança.                                 
     
Deivid Henrique Dionísio

*********************************************************************************
O curso cultura popular foi muito bom para mim, aprendi a cultura dos povos antigos que foi passando de geração em geração. Achei muito legal  a cultura do nordeste, foi muito bom para mim. Como o  Maculelê, coco, maracatu e samba lenço.
        O Alceu e a Rosa são muito legais.  Nos trataram com muito respeito. Com eles eu aprendi muita sobre cultura, eles foram muito gentis comigo.  Muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!


Maicon Vinicius Dionisio



****************************************************************************  
Foi muito bom, por que eu tive a oportunidade de aprender coisas novas de culturas diferentes e também de diferentes tradições como danças populares: Maculele, Maracatu, Coco, Samba Lenço,etc.        
     A Cultura Popular é passada de geração em geração de pai para filho, comemorada em diferentes festas com diferentes tipos de danças.
     Eu gostei muito dos educadores, eles foram muito legais com a gente, eles eram muito engraçados, mas na hora de aprender eles pegavam mesmo no pé. 


Marcos 
*************************************************************************


                                

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cultura Popular - Jongo

  Essa semana aprendemos um pouco sobre ''Jongo".
Jongo: é uma dança afrobrasileira de origem bantu com grande expressividade no estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais . No Rio de Janeiro o jongo mais conhecido é o da serrinha e em São Paulo o de guaratinguetá. Já em Minas Gerais o jongo também é conhecido como "caxambu". São vários estilos musicais e coreográfos determinando a regionalização do jongo, mas no geral predomina o batuque das atabaques, pandeiros, caxixi onde numa roda dançam as cantigas melódicas de inspiração africana .
  Exemplo de uma letra do jongo .
                                                   Jongo mineiro .
                         
                                                  Albertina diacho
                                                  Cadê meu melão
                                                   A galinha comeu
                                                   A galinha comeu
                                                   O meu melão
                                                   Tão madurinho
                                                   A galinha comeu (2x)

                                                   Era meia noite
                                                   Eu sai a procura
                                                   A galinha ou perua Albertina
                                                   Eu hei de achar .

Samba Lenço Rural Paulista







Essa dança é proveniente aos primeiros batuques de africanos no Brasil,que na lingua kibundo, do dialeto bantu da região de Angola e Moçambique esse batuque deumbigada significa "semba" e que, com o passar dos tempos passou à ser conhecida como "samba", essa modalidade de batuque no estado de São Paulo recebeu o nome de SAMBA LENÇO e SAMBA de BUMBO RURAL PAULISTA.Nas regiões de plantação de laranja, café e cana de açúcar, onde fez presente a descendência africana, esse estilo de samba juntou-se com o caipira de ser e passou a influenciar outros estilos populares, música sertaneja de raiz e cururu.A influência dos índios tupi-guarani.O Samba Lenço é constituído por uma formação de pares entre homens e mulheres, onde elas dançam agitando os lenços e seus parceiros segurando o chapéu.A importância desta manifestação fez surgir outros gêneros populares, com a base dos primeiros cordões e ranchos carnavalescos as escolas de samba paulista, que teve um formato diferenciado dos sambas do Rio de Janeiro e do Recôncavo baiano.Hoje ele está nas regiões de Campinas, Tietê,Santana do Parnaíba, Cururuquara e Pirapora de Bom Jesus.Através de manutenção de famílias que mantem essa tradição dêsde o século XIX.

Cultura Popular, o Coco alagoano

 Essa semana a nossa turma conheceu o Coco.  Uma dança popular do Nordeste do Brasil.
 Essa dança surgiu a partir de pessoas que ao amassar o barro com os pés para construção de casas, dessa forma foram surgindo os passos da dança.                                                                                                                                
 Maicon: essa dança é muito típica  no nordeste porque vem dos povos antigos. Com ela nos aprendemos vários tipos de passos do coco  eu achei muito bom.

Marcos: eu achei muito bom aprender um pouco sobre essa dança, com ela pude aprender varios passos diferentes.
                                                     COCO DE ALAGOAS
 É uma dança típica de Alagoas tambem denominada  como pagode ou samba, que foram se espalhando pelo Nordeste recebendo nomes e diferentes formas de coreografias, está situada nas regiões de Alagoas, Pernambuco e Bahia.
 Ela é caracterizada pelas batidas dos pés assim marcando o ritmo e a coreografia, há constante troca de pares.
 O Coco tem vários tipos como o agalopado, salto antigo, o de entrega, o tapado e o remado. Mas dois cantores alagoanos criaram novas formas: o negro Jacu, de Viçosa, o Tranquiado, e o Manuel Catuaba de Anadia, o dobrado. A prinçipal característica do coco é a integração entre os casais.
    
                         
                                              




Postado por Marcos e Macon
Fonte: Alceu Estevam - Arte educador da oficicina de Cultura Popular